segunda-feira, 5 de julho de 2010

Na balança: relacionamento duradouro X novo relacionamento

Certa feita, estávamos caminhando na Paulista e uma grande amiga me perguntou sobre o que eu acreditava ter possibilidade de mais sucesso: "um novo relacionamento começando agora próximo aos trinta ou manter um relacionamento antigo de vários anos que estivesse se desenrolando até hoje pelos trinta?"

O caso é que uma outra amiga dela havia comentado que confiar hoje em dia era difícil e que as perspectivas não eram boas para quem não conseguiu fazer um relacionamento dar certo no tempo em que confiar era mais fácil (vinte e poucos para baixo).

Fala sério!
Bom, eu até concordo que a gente fica mais desconfiada com o passar dos anos. Mas isso é por que a gente aprende.

Devo abrir um parentes antes de expressar minha opinião para não parecer parcial: Sim eu tenho um relacionamento de muitos anos, 12 para ser mais exata, e não, eu não sou casada.
Ok, parêntese feito vamos à opinião que expressei a minha amiga naquela mesma tarde em São Paulo.

As pessoas podem até dizer que começar um relacionamento que vai dar certo nessa idade é mais difícil, mas eu pessoalmente acho que qualquer um que viveu mais de 7 anos com a mesma pessoa sabe que sustentar os fantasmas do relacionamento é muito mais complicado.
Uma relação de muito tempo carrega uma série de cicatrizes, magoas e coisas por fazer que não foram resolvidas ao longo dos anos e volta e meia aparecem em uma ou outra discussão. Agora imagine se você começou essa relação na sua adolescência, época em que tudo era um drama e ninguém sabia ao certo o que estava fazendo. Quantos erros e quanta dor (além de boas coisas é claro) você e seu namorado não acumularam ao logo dos anos?

Começando um relacionamento novo, essas magoas são individuais e por isso as chances de serem resolvidas são maiores principalmente em uma idade mais avançada. Ou melhor, estamos calejados e avisados para não cometer o mesmo erro. Entramos mais maduros e não corremos o perigo cometer um erro adolescente e bobo, mas que marcará a relação com uma cicatriz, entende?

Não quero aqui propor que você termine seu namoro de anos, rs. Eu não vou terminar o meu!
Mas quero deixar claro para as que não estão na nossa situação que ela não é bem um mar de rosas. E, que você pode sim ser mais feliz que eu e que qualquer um começando agora.

O amor não tem idade, não tem data para começo nem tem que ter para fim!

2 comentários:

  1. Esse vídeo fala do amor na Geração Y
    http://www.youtube.com/watch?v=BRF3F89wkn0

    ResponderExcluir
  2. Eu compartilho do seu entendimento completamente. Eu fico pensando como as minhas escolhas seriam diferentes aos 30, ou agora aos 37... mas também sigo em frente.

    ResponderExcluir