terça-feira, 27 de julho de 2010

As mães sempre tem razão! Regra de 3 para poupar:


Já falamos de previdência item quase sinonimo à Finanças aos trinta. Mas, queria explorar as outras possibilidades de investimento com vocês.

Mamãe me ensinou desde pequena a regra de 3.

Começamos a receber mesada muito pequenos (6 anos acho) e a regra era dividí-la por 3 e poupar 1/3. Fora a ocasião em que o Plano Collor levou minha poupança, tudo o que tenho e como tenho poupado ao longo dos anos data desta época.

Quando estagiava às vezes recebia apenas o dinheiro do transporte, mas mesmo assim aplicava a regra, pegando carona ou andando mesmo e assim fui juntando o meu montinho.

A verdade é que o nosso custo de vida (pessoas solteiras sem filhos é mais fácil, ok?) depende obrigatoriamente de quanto recebemos. Já vivi muito bem com 1/3 do que ganho hoje e com 3X vezes mais também. A conta é invariavelmente a mesma. A diferença está apenas em trocar o sorvete Häagen-Dazs pelo capelinha rs.

Sendo assim, o que parece complicado, reservar 1/3 do salário, na verdade é bem mais simples do que a maioria imagina.

Hoje, tenho várias despesas cuidando sozinha da vida, casa, carro e etc... Ficou mais complexo, mas isso não é desculpa. Tem cerca de 1 ano que trabalho com uma planilha financeira bem simples (você pode baixar aqui) na qual computo meus 2/3 de minha receita receita e todos os gastos que tenho desde de o condomínio até a gorjeta do guardador.

Com ela posso ter a real noção de quanto ainda tenho para passar o mês, e se ela extrapola em um mês, coloco o débito no mês seguinte e ai é só apertar ainda mais os cintos.

As vantagens não param aí.

Com a planilha fica mais fácil identificar onde e como estamos gastando. Assim fica mais fácil fazer os cortes quando queremos comprar aquele vestido ou quem sabe planejar a compra de um bem maior uma TV ou um Carro novo?

Bom, fica a dica de como poupar.
Nos próximos posts conversaremos mais sobre o que fazer com o que está sendo poupado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário