segunda-feira, 12 de julho de 2010

30 coisas para fazer antes dos 30: A Lista de Wendy - Item 22

Vamos ao item 22: Fazer uma previdência privada

Bom gente,

Tenho que confessar que já tinha feito uma previdência privada, mas a verdade é que a bichinha tava muito magrinha.
Essa semana revi tudo com minha gerente e ampliei o fundo e os depósitos, tudo ok.
Agora o negócio é trabalhar!

Para quem como eu se preocupa com o futuro e quer fazer uma previdência segue um resuminho básico:

A previdência é como uma poupança. Você pode depositar um valor grande no começo e fazendo pequenos depósitos ao longo do tempo. A depender do banco dá até para fazer com 50 reais por mês.

O que fazer? PGBL ou VGBL?

A principal distinção entre eles está na tributação. No PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda, com limite de 12% da sua renda bruta anual. Assim, poderá reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar sua restituição de IR. Vamos supor que um contribuinte tenha um rendimento bruto anual de R$ 100 mil. Com o PGBL, ele poderá declarar ao Leão R$ 88 mil. O IR sobre os R$ 12 mil restantes, aplicados em PGBL, só será pago no resgate desse dinheiro. Mas atenção: esse benefício fiscal só é vantajoso para aqueles que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo formulário completo e são tributados na fonte.

Para quem faz declaração simplicada ou não é tributado na fonte, como autônomos, o VGBL é ideal. Ele é indicado também para quem deseja diversificar seus investimentos ou para quem deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta em previdência. Isto porque, em um VGBL, a tributação acontece apenas sobre o ganho de capital.

É isso aí. Espero ter inspirado você.
Mas a lista continua... 29 to go! Olha ela aí!


1- Cair no mar de roupa e tudo
2- Saltar de paraquedas
3- Viajar para assistir um show de rock
4- Escrever uma carta para meu autor favorito
5- Aprender a fazer Caruru completo
6- Aprender a fazer Feijoada completa
7- Visitar um orfanato
8- Oferecer um jantar à meus pais
9- Dizer a meu pai que eu o amo
10- Dizer a minha mãe que eu a amo
11- Dizer a meu irmão que eu o amo
12- Dirigir um carro que custe mais que meu próprio apartamento
13- Fazer aula de Dança Tribal
14- Ver neve ao vivo pela primeira vez
15- Tirar minha dupla nacionalidade
16- Arrumar as malas e sair sem rumo em um feriado
17- Sair sem mala nem mochila para uma viagem de fim de semana
18- Ler um livro sobre algo que não tenha nada a ver comigo
19- Sair para tomar chuva de propósito até ficar ensopada
20- Tirar minha carteira de Arrais Amador
21- Fazer um piquenique em um parque
22- Fazer uma previdência privada
23- Costurar uma roupa do zero e usá-la para sair
24- Dar pequenas lembranças aos meus vizinhos no Natal
25- Manter-me abaixo dos 52kg
26- Fazer uma reforma no apartamento
27- Emoldurar e pendurar minhas melhores fotos
28- Mergulhar num rio de águas congelantes
29- Assistir uma Ópera
30- Organizar uma festa temática

Nenhum comentário:

Postar um comentário