sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Recuperação

Oi gente,

Esse é o primeiro post pós-cirúrgico.

Nestes últimos 4 dias muita coisa aconteceu.

Vou fazer um breve resumo para aqueles que ficaram na torcida e para mim mesma, que a posterior, com certeza vou querer ler isso aqui.

Bom... Vamos lá:

Fiz o jejum desde domingo e segunda as 7h estava pronta no hospital. Tomei um hipinótico antes da cirurgia e estava mesmo tranquila. Lá pelas 10:30h subi para o centro cirúrgico. Apaguei e acordei no CTI.

Fiquei por lá um tempo até estabilizar. Ao meu lado uma outra paciente estava na mesma situação: acordando... Logo ela foi encaminhada para baixo e outra foi trazida a minha companhia. Esta, estava angustiada, bradando que ia morrer e coisas do tipo (efeito da anestesia, penso eu). De toda forma, logo depois que a trouxeram apressaram minha descida.

Lá em baixo todo mundo estava na espera. Eu ainda não sabia mas a cirurgia tinha sido bem mais longa que o previsto. Passei a noite bem com noticia de que a operação tinha sido um sucesso. Mas meu médico não foi me ver.

Ele veio no dia seguinte e explicou o que tinha acontecido.

Para as meninas que em endometriose, "aderência" passa a ser uma palavra comum. Deixa eu tentar explicar. Quando a gente sangra por dentro por exemplo, por uma cirurgia qualquer que você já tenha feito, seu órgãos cicatrizam como a nossa pele cicatriza, ok? Só que como o espaço é pequeno eles vão cicatrizado e grudando em outros. Isso é aderência. Isso dificulta e muito o trabalho do cirurgião além de outras possíveis implicações que eu desconheço.

Eu tinha feito apenas a remoção do apêndice então teria pouca aderência e minha cirurgia seria simples. Mas... Quando abriram meu abdomem o quadro era outro. Eles encontaram vários endometriomas por todo o abdomem. Todos os meus órgãos estavam colados em um estágio extremamente avançado de endometriose que segundo meu médico se vê em pacientes com dez anos a mais que eu... Para minha tristeza eu sou um caso raro...

Limparam o que puderam, não conseguiram entrar no meu útero nem nas minha tropas pois tudo estava fechado... Perdi 60% de um ovário (esquerdo que estava com o tumor maior e aderido ao útero e ao intestino) e outro está praticamente intacto, mas o quadro geral preocupa...

Quando recebi essas notícias foi só o médico sair da sala e cai em um choro por mais de meia hora. Minha mãe que estava comigo no quarto deitou do meu lado para me amparar e eu me lembro de pensar como ela devia estar mais sentida que eu por tudo o que estava acontecendo... Tive alta 2h depois.

Chorei muito nos dois primeiros dias. Hoje estou bem.

A recuperação é tranquila e só é chata mesmo pela dor dos gases que ainda restam no abdomem. Minha barriga está imensa. E, minha cabeça volta e meia borbulha.

Os próximos passos estão definidos:

1- Injeções e uma menopausa drástica por 6 meses;
2- Infertilidade e regulador hormonal por 1 ano;
3- Continuar com o regulador ou engravidar e tirar todos os órgãos reprodutivos.

No meio do caminho pode ser que faça outras laparoscopias pois eles vão precisar ver o que não conseguiram dessa vez. E mexer talvez nas minhas trompas, pois só removeram alguns tumores externos.

Bom é isso ai.

Agora no quadro de saúde aos trinta não se assustem se virem algo sobre menopausa. Infelizmente vou ter que fazer esse "estágio obrigatório não remunerado", mas pelo menos quando for de vez já estarei escolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário