terça-feira, 10 de agosto de 2010

Endometrioma Ovariano


Semana passada a esta mesma hora se confirmou, fui diagnosticada com dois endometriomas um em cada ovário... São tumores benignos graças a Deus, mas serei operada meio que as pressas na segunda que vem.

Tentando fazer um resumo leigo sobre o endometrioma ovariano:

"é um tumor cujo conteúdo é formado por um líquido semelhante a chocolate derretido. É decorrente de uma doença chamada endometriose, na qual o tecido que reveste a parte interna do útero (e que é eliminado a cada menstruação), encontra-se localizado fora dele, neste caso, no ovário. Como o tecido endometrial é estimulado a se desenvolver através do hormônio feminino (estrógeno), o crescimento desse tipo de cisto tende a ocorrer mês após mês."

Na primeira conversa o médico me alertou que deveria perder quase a totalidade de um dos ovários, ou todo, e talvez boa parte do outro... Bom, naquele momento eles não sabiam ao certo, e disseram que talvez desse para salvar mais coisa. Para completar, ontem na consulta pré-operatória o médico me disse que não tinha falado antes para não me assustar, mas também testaria as trompas durante a cirurgia, pois havia o risco de haverem tumores obstruindo elas também...

Fiquei devastada durante toda a semana... Não pela cirurgia em si. Confio que vai correr tudo bem e como são benignos não tenho com o que me preocupar. Mas, volta e meia estou em prantos com a possibilidade de não puder engravidar de um bebê meu.

A primeira vista foi como se estivesse abortando todos os filhos que um dia pudesse ter....

Agora, uma semana depois já estou mais fortalecida e acreditando que vai ser mais positivo. Já começo a pensar em adiantar os planos de casar e ter filhos. Graças a Deus estou com uma pessoa que entendeu perfeitamente a situação e está topando entrar comigo de cabeça se for esse o caso.

Não tenho nem como expressar como o apoio familiar é importante nesse caso. Colo é necessário sim! E não tem melhor colo do que o daquele que amamos, pai, mãe, namorado/marido...

A informação também ajudou a me tranquilizar. Ouvi o médico, li algumas teses e artigos científicos das sociedades de ginecologia Inglesa, Americana e Brasileira. Achei inclusive uma dissertação portuguesa de piscólogas tratando o assunto pelo lado humano e social com uma abordagem baseada na história de vida de 4 pacientes. Vi fórums de pacientes com o mesmo problema e é claro mantive distância de tudo que não fosse devidamente assinado por médicos, faculdades ou associações. Não resisti e assisti um vídeo da cirurgia inclusive...

O médico me explicou toda ela ontem. A cirurgia vai ser simples, eles abrem quebram a membrana do tumor, aspiram todo o sangue de dentro, quebram a parte que está aderida ao ovário e aspiram ela também (é nessa parte que perdemos a maior parte do órgão, meu médico já avisou que em um deles vai sobrar na melhor das hipóteses apenas 20%). Depois eles vão colocar contraste nas tropas para ver como elas estão. Ele não disse, mas acho que eles encontrarem alguma coisa nelas perco elas também.

Após cirurgia eles vão entrar com um tratamento com um análogo do Gnrh. Vão cortar todo o meu estrogênio e provocar um menopausa por cerca de 4 a 6 meses. Ele disse para eu me preparar para os calores, dor de cabeça, sensibilidade excessiva e etc... A partir daí talvez venha uma nova laparoscopia, injeções de hormônio para suspender a menstruação ou quem sabe uma gravidez. O fato é que temos que suspender a menstruação para evitar o aparecimento de novos tumores.

Caso perca as trompas não tem outro jeito, a gravidez terá de ser a FIV (fertilização in vitro). Caso contrario talvez dê para esperar algumas tentativas com o que restar dos ovários.

Sei que não devia estar tão mal pois não é nada que hoje e dia tenha chance de me levar a óbito, mas é uma doença cronica que me levará a batalhas longas a partir de agora.

Caso você estiver pesquisado na net logo após de receber o diagnóstico e quiser conversar sinta-se a vontade para me mandar uma mensagem. Sei bem o que é estar nesse lugar em que o chão parece faltar e o mundo já não está mais ao alcance de nossa mão. A cabeça da gente dá um nó. Afeta nossa feminilidade, nossa relação familiar e amorosa, nosso trabalho... Como diziam as autoras portuguesas daquela dissertação que falei mais em cima: Não é uma doença letal, mas "ela atravessa e mina a vida da mulher em todos os seus setores".

Para você que está enrolando para marcar o preventivo: Vá ver seu médico!

Eu não atrasei nem 2 meses e olha só o que descobri. Diferente da maioria das mulheres eu não estava sentido absolutamente nenhuma dor. Imagine se tivesse deixado passar 6, 8 meses ou quase 1 ano como algumas amigas fazem, alegando apenas falta de tempo...


PS: Pilates, Tribal e Dança do Ventre suspensos por tempo indeterminado!

31 comentários:

  1. Tenho amigas que engravidaram com endometriose, com ovários policísticos e aos 36, 38, 40 anos. Acredite que é possível, se cuida e tenho certeza de que você carregará seus bebês no colo em breve. Confie nos médicos! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Wendy estou com um endometrioma tb!!Gostaria de tirar umas duvidas vou passar meu email se puder me ajudar tatubatata@hotmail.com
    tks Tati

    ResponderExcluir
  3. Olá Wendy!
    Tudo bem com vc?
    Meu nome é Tânia, tenho 24 anos e moro em Guarulhos-SP.
    No meio deste ano fiz uma laparoscopia para retirada de dois cistos, um em cada ovário, medindo 5cm cada. Durante a cirurgia meu médico descobriu que tinha endometriose de grau IV, ou seja, um estágio já bem avançado.
    De lá pra cá vinha tomando o anticoncepcional sem pausa, porém como estava sentindo muitas dores e como apresentei tumores no lado esquerdo e na região abdominal retornei ao médico esses dias, fiz alguns exames e neles existem as mesmas hipóteses, nenhuma delas traz algo concreto para amenizar o meu desespero... Só vejo as palavras... tumores, endometriose de parede, endometrioma e por ai vai.
    Ando pesquisando muito sobre o assunto que vem me atormentando e encontrei seu blog...
    Gostaria de me relacionar com vc e com outras mulheres que passam pelo mesmo problema que a gente, para aprender mais sobre o assunto, para desabafar e quem sabe até ajudar.
    Wendy... Vc esta bem?
    Como anda sua saude?
    Espero um retorno, me adicione no MSN para conversarmos: tania-cit2@hotmail.com

    Um abraço,

    Tânia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tânia,

    Fica tranquila. É sempre bom poder conversar com alguém que está passado por algo parecido.
    Vamos trocando e-mails ok?
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. eu retirei um endometrioma que estava no meu ovário esquerdo e 1 ano depois fiquei gravida!
    hj meu filho está com 6 meses.

    boa sorte !

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas....olá Wendy!! que saudável ver vc abrindo seu "novo desafio" para as pessoas...bom, eu tenho um blog, sou médica e homeopata...e acabo de descobrir meu endometrioma...Semana que vem tenho consulta com minha gineco que é Homeopata tbm...Eu sou conservadora, aliás, nós homeopatas somos...E entendemos as doenças de forma um pouco diferente...primeiro, não gosto de chamá-lo de problema e sim de desafio...e no meu caso, o máximo que eu puder fazer para protelar a cirurgia, eu vou fazer...mas cada caso é um caso,não é mesmo? Acontece que hoje eu já conversei com ele,o meu corpo e com este endometrioma que ja está aí há não sei quanto tempo, como um intrigante e misterioso visitante...e posso te dizer, não fui hostil com ele, e o dei boas vindas!! vamos conviver juntos e tentar nos entender, até quando for possível...e não vejo o Endometrioma como um inimigo, só porque ele não é considerado algo normal...Acho que os Ocidentais precisam mudar a forma de ver as doenças...Uma delas é esta...os nossos endometriomas, bem como todos os milhares de "omas" não são nossos inimigos, e não vieram pra arrasar a nossa vida...e sim para que possamos descobrir algo...que ainda não sei o que é... eu sei que algumas pessoas com endometrioma não podem engravidar, mas poder engravidar ou não, ser mãe ou não ser mãe, passa além de por a culpa em um "oma"...eu tenho uma prima que teve um mioma gigante, que invadiu até seu intestino e pôde ser mãe...entretanto, outras pessoas com todos os exames normais, não podem ser mães e não sabem o porquê...É preciso tentar compreender o porquê das coisas, e a Homeopatia sempre me ajudou nisto...E lidar com elas olhando para elas como algo a nosso favor, e não contra....Para mim, ter desafios é lutar COM e não contra eles, faz parte , e como faz parte, de estar Vivo!!
    Um grande abraço, a todas!!
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian !
      Estou com um endometriona. Sua postagem é antiga, mas gostaria de saber se o seu regrediu sem operação ?

      Excluir
  7. Peço-lhe e às suas leitoras ainda licença, porque me deu vontade de escrever em meu blog, sobre o que li aqui e depois fiquei refletindo sobre como lidamos em nossas mentes quando temos a noticia de um "tumor" ou algum problema orgânico...gostaria que vc lesse tbm viu?? um beijinho...e espero poder continuarmos nos falando...muito prazer!!

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Eliane tenho endometriose grau IV, e consegui engravidar tenho um filho lindo de 03 anos. vou fazer uma cirurgia novamente para retirar o cisto, pois cresceu e está enorme.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliane, é sempre bom ouvir que pessoas com nosso probleminha conseguiram ser mães. Boa sorte na sua cirurgia e uma boa recuperação. Vai dar tudo certo, temos certeza!
    Grande Abraço,

    Wendy

    ResponderExcluir
  10. ola! passei por uma sirurgia; perdi um ovario,e, estou me tratando com zaladex.10.mg.estou na segunda injeçao. nao esta sendo facil, pois estou tendo muitas reaçoes;tenho 39anos, e nunca engravidei,mas nao me cobro, nao me culpo,e sou feliz.ninguem escolle nascer ou ter uma doença.estou me tratando.e tenho fe que superarei mas esta prova.pois meu Deus esta comigo.um abraço a todas.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anônima,

    Acho que você disse tudo. O importante é não se cobrar, não é?
    Eu ainda estou no caminho de aprender e internalizar isso. De vez em quando preciso que alguem me lembre. :)

    Fique bem e melhoras no Zoladex,
    Wendy

    ResponderExcluir
  12. Bem a uma semana fui diagnosticada com o problema bem minha cabeça esta a mil e ainda estou tentando entender o problema. O que mais frusta eh a ideia de tavez nao poder ter filhos.Acho que esta eh a parte pior.

    ResponderExcluir
  13. voce esta triste
    mas eu tambem ja passei por isso a 17 anos (quando tinha 25 anos) e tiraram o meu utero nessa epoca eu ja tinha uma filha adotada de 2 anos por que o meu marido nao podia ter filhos e agora (39 anos)descobri que os meus ovarios estão tomado dessa doença minha medica disse que vai me tratar por 6 meses. meu chaão voltou a cair
    sera que algum dia eu volto a pisar nele.

    eu vou rezar que tudo corra bem para nos.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  14. oi to triste pois,meu exame deu cisto com endometrioma no ovário direito,quero saber se tem cura......beijo

    ResponderExcluir
  15. boa noite,estou em tratamento de um cisto no ovario direito, ja fiz todoo tratamento e não diminue o cisto, hoje recebi a uma noticia q poderia ser endometrioma, vou fazer uma ressonancia magnetica para visualizar melhor,estou tensa tenho apenas 20 anos e ainda qro ter meus filhos, enfim ainda vou fazer o examepara o diagnostico.... espero qder tudo certo DEUS estar comigo e vai me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. eu Ana tem 32 sou casada 12anos não tem filho e meu sonho descobri que Endometrioma tenho fé que vai da tudo porque não mim trata esta na mão deus/////////////////olha deus nos que podemos nosso sonho realiza Sergipe n a parecida

    ResponderExcluir
  17. Estou ppassando pela mesma situacao a diferença q estou sozinha nessa...sou casada mais nao tenho apoio algum ehj descobri q apareceu mais un endometrioma no ovario esquerdo.estou com2endomerrioma no esqueddo e 2 no direito.e estou sem chao.

    ResponderExcluir
  18. tenho endometriose consegui engravidar com apenas um ovário retirei o útero por causa da endometriose a 4 anos e hj tenho um endometrioma no ovário de 5,45cm estou em tratamento caso não resolva irei fazer cirurgia espero que de tdo certo com o tratamento sem precisar operar.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Tenho 23 anos e tenho 2 cistos endometrióticos no ov´srio direito, estva em desespero pq resolvi parar com ac pra realizar meu sonho e descobrio isso, meu medo é está com as trompas obstruidas mais Deus é meu pai todo poderoso e tenho fé q até final do ano terei meu positivo.

    ResponderExcluir
  20. Ola, meu nome é Juliana tenho 29 anos, no começo de.março descobri um cisto de 8 cm no ovario direito, fiz a cirurgia dia 18 do mesmo mes, e foi retirado, o laudo medico acusou endonetriose, desde entao estou fazendo tratamento, mas hoje por conta de algumas dores q.nao passam fiz outro ultrassom transvaginal e descobri um endometrioma, estou sem chao, sem saber o que pensar. Poxa, nao tem nem dois meses q fiz a cirurgia ...... so queria desabafar .... bjs

    ResponderExcluir
  21. Ola, tenho 32 anos e fui diagnosticada com endometriose ha +- 2 anos e meio, fiz a video e usei a zoladex por 3 meses, meu medico indicou o DIU mirena como tratamento para bloquear a menstruação, porem fiquei menstruando por 2 anos direto, aquela borrinha, as vezes saia sangue msm, bom mas o medico sempre dizendo que era normal.... resultado ha uns 5 meses venho tendo dores terriveis e conclusao endometrioma no ovario esquerdo, meu mundo desabou, a unica coisa q tenho feito é chorar e rezar, pois ja estou fazendo todos os exames pre operatorios para retirar o cisto, porem o meu maior medo é não conseguir engravidar. Isso pq ainda não casei, fiquei noiva ha 1 mes e pretendo casar daqui 1 ano, só sei q minha ansiedade esta a mil, mas a unica coisa a se fazer agora eh cuidar e rezar, ter fé e acreditar em Deus que td dará certo. Assim q eu fizer a cirurgia volto pra contar pra vcs minha experiencia.... fiquem todas com Deus e força!!! Bjos

    ResponderExcluir
  22. Ola queria saber se é normal o genecologuista so encontrar um ovario visto k sempre tive 2 e nunca fui operada para remover!

    ResponderExcluir
  23. Ola queria saber se é normal o genecologuista so encontrar um ovario visto k sempre tive 2 e nunca fui operada para remover!

    ResponderExcluir
  24. Olha normal naum é, porem eu fiz uma ultrassonografia e o medico encontrou minha que eu não tenho...rsrsrrss portanto, procure outro medico, faça outro exame em local diferente, é muito comum haver erros, tanto das maquinas quanto dos medicos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. olá!
    Faz uma semana que descobri um endometrioma de 4,5cm no ovário esquerdo, através de uma ressonância magnética, ainda não levei o exame ao médico pois preciso faz outro exame(CA 125), quando a menstruação descer, e justo agora "ela" resolveu atrasar.... minha preocupação é esse endometrioma pode se romper com o passar do tempo??

    ResponderExcluir
  26. Olá!Minha pergunta é;Quem tem endometrioma é normal sentir dor lombar ao lado da espinha?

    ResponderExcluir
  27. Olá!Minha pergunta é;Quem tem endometrioma é normal sentir dor lombar ao lado da espinha?

    ResponderExcluir
  28. descobri q tenho endometrioma há 15 dias, fiz a Ressonância pélvica e descobri, no inicio fiquei desesperada pq até então eu nunca tinha ouvido falar em endometrioma Ovariano, como não tinha levado ao medico ainda fui pesquisar sobre o tratamento, e fiquei com muito medo, pois as pessoas que deram o depoimento só fala em reação ao medicamento com o remedio Dine Dionegeste 2 mg ...comecei o tratamento com tanto medo de sentir tudo aquilo que as pessoas disse sentir... tenho 9 dias tomando e graças a Deus a unica coisa que sentir foi apenas em 1 dia, que foi um pouco de dor no estomago e enjoo, fora isso mais nada... toma manhã eu tomo primeiro o Omeprazol e em seguida tomo o Dine. Um conselho eu dou a Todas...
    Não se desespere ao ser diagnosticada com Endometrioma, tem tratamento, e não leve muito em conta no que as pessoas dizem sentir apos tomar o remédio, kd um tem um organismo, tome esse remédio confiante que tudo vai dá certo e vc vai ver , vai dá tudo certo!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite!fui diagnosticada com endometrioma na parede abdominal,acho que sou a única com o problema no abdômen no meu caso surgiu depois que tive minha filha, foi cesariana!! O bom que que operei tem 2 dias tava enorme o cisto!!!!

    ResponderExcluir