terça-feira, 10 de agosto de 2010

Miopia

Semana passada resolvi organizar a "semana saúde". Ainda em julho, marquei ginecologista, dentista, oftomologista todos juntos nessa semana. Programei a volta ao pilates na primeira quarta feira de agosto. Montei um novo cardápio para o mês, cheio de opções naturais e mais saudáveis e ia começar as compras já na terça. A semana começou cedinho com o teste físico no pilates e a ida ao oftalmo.

Sempre desconfiei que enxergava menos que as outras pessoas. Na época do vestibular, lá pelos 16, cheguei a usar óculos para leitura e depois os médicos suspenderam.

Na faculdade, nunca conseguia ler o que minhas colegas com alguma dificuldade, certo, conseguiam ver no quadro. Voltei a frequentar os consultórios e 3 médicos me disseram que não tinha nada.
Mês passado, cerca de 10 anos depois, fui renovar minha habilitação e a médica recomendou que eu visitasse um oftalmo. Então, na segunda passada lá estava eu.

Devo dizer que tomei um susto com a tecnologia atual. No meu tempo (rs) não era assim não. Tomei um susto com o aparelho que mede a pressão ocular, derrubei chá na enfermeira... Enfim, aquela confusão.

Ao terminar a consulta estava dito: adquiri 0.50 e 0.75 de miopia.

Voltei pra casa pensando no que aquilo significava.

"Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes de esta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objectos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados)."

Óbvio que eu estava vendo menos. Mas acho que ver menos o que está distante se dá também de uma forma lirica nesta fase da vida.

Antes conseguia ver-me nitidamente, bem lá na frente, em um futuro distante. Conseguia traçar objetivos a longuissímo prazo. Mas, hoje, parece que tenho enxergado somente o que está próximo. O futuro está cada vez mais embaçado...

Enquanto caminhava pra casa com minhas pupilas dilatadas não pensei duas vezes. Entrei em um shopping e fui fazer os óculos.

Agora faltam-me apenas os óculos da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário