segunda-feira, 20 de setembro de 2010

House X Endometriose

Logo quando meu médico sentou comigo para explicar a Endometriose e falar que em algumas vezes ela chegava a aparecer em pulmões e outros órgãos, casos que só poderiam ser explicados pelo transito das células do endometrio pela corrente sanguínea, lembrei de um episódio da série House que tinha visto meses atrás.

Queria rever, mas o problema é que não lembrava o nome, o número do episódio nem sequer de qual temporada tinha sido.

Hoje, assim sem fazer nada, liguei a TV de meus pais e no Universal Chanel estava passado o episódio: The Greater Good (5a. temporada). Justo o tal.

Bom, na época que vi não sabia o que era a doença, mas hoje, com o mínimo de conhecimento tenho muito a questionar sobre o caso apresentado.

Resumindo o caso:
A paciente é uma médica que teve um mioma operado a 7 meses e vem para o hospital, com fortes dores e dificuldade para respirar. Durante o episódio o quadro vai se agravando, ela começa a sangrar pela cavidade abdominal, encontram tumores na coluna e no pericárdio (músculo que reveste o coração). House fica perplexo com o fato de que tais tumores não estavam na tomografia de dois dias antes... A paciente sofre uma parada cardíaca pois o sangue está pressionando o pericárdio então Kutner (um dos médicos) insere uma agulha no peito para aliviar a pressão, é quando ela começa a sangrar pelos olhos, nariz e ouvidos. Em uma das epifanias típicas de House ele à diagnostica de Endometriose e como tratamento recomenda apenas a remoção dos tumores.

Questões:


  1. Meu endomentrioma cresceu rápido... Mas endometriomas que crescem tanto para serem detectados em uma diferença de dois dias foram demais para mim. Em um quadro tão grave assim eles teriam aparecido no primeiro exame, não?

  2. Caramba! Quadro gravíssimo de Endometriose e basta apenas fazer algumas laparoscopias? Aí se fosse assim... Hein meninas?

Fora esses pequenos absurdos comuns numa série de medicina para TV vale a pena assistir. Eu pelo menos não deixo de ser menos fã do seriado que, agora em Outubro, estreia sua sétima temporada no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário