A maior parte das meninas com endometriose deverá passar por esse tratamento em algum momento.

Esse é o medicamento que tomamos para frear a doença por completo provocando uma menopausa drástica. Algumas de nós iremos tomar depois da laparoscopia para tentar reduzir um pouco o tamanho dos focos que sobraram (sim em casos como meu sobram centenas) e suspender a progressão da doença. Outras irão tomar antes da laparoscopia, para reduzir o tamanho dos tumores e facilitar a cirurgia.
Eu estou no primeiro grupo. E o meu tratamento com a medicação deve começar lá pelo dia 13 de Setembro.
Então por que adiantar esse tópico?
Bom, vamos lá.
O tratamento pode durar de três até seis meses. Em geral, no segundo mês somos reavaliadas para saber se continuaremos com a medicação pelos 6 meses e se teremos necessidade de nova laparoscopia a curto prazo.
O que acontece é que após 6 meses de uso de o Zoladex ou Goserelina de 3,6 mg (é a mesma droga apenas com nome diferente) além dos sintomas todos de menopausa começamos a ter perda óssea e desenvolver osteoporose. Então passado os seis meses, não importa com tenha ficado você provavelmente mudará de tratamento. Seja ele: uma indicação de nova cirurgia, controlador hormonal ou gravidez (sim gravidez é tratamento para endometriose, pena que é o mais difícil de fazer em todos o sentidos, natural, social...)
Então vamos as contas.
Se você precisa desse tratamento você sabe do que estou falando.
Cada injeção de Zoladex ou Goserelina 3,6 mg custa em média 700 reais, a dose única de 10,8 que vale por 3 meses custa o tripulo, ou seja tem o preço equivalente.
Vamos que você precise dos 6 meses de tratamento: 6 X 700 = 4.200
Depois faça como eu que vai colocar o implante de 1 ano = 1.200 em média
E um ano depois dê a sorte de engravidar na primeira FIV (fertilização in vitro) = cada uma custa em média 13.000
Total, na melhor das hipóteses: 18.200,00
É muuuuuito dinheiro. Custa muito caro ter endometriose, rs (só rindo mesmo).
E olha que eu não tô contando os exames e consultas que passam a ser feitos a cada 3 meses por que já tinha plano de saúde, mas e quem não tem?
Fato é que há uma boa noticia nisso tudo.
As injeções de Zoladex ou Goserelina podem ser patrocinadas pelo governo em um programa de medicação de alto custo.
Tem uma bela burocracia pela frente, mas é possível.
Você tem que se cadastrar na entidade que representa o governo do seu estado responsável por esse tipo de processo, pegar os formulários, levar para seu médico preencher, anexa os exames, fazer um cartão do SUS, entregar os formulários e documentos e aguardar avaliação.
Aqui em Salvador quem faz isso é a Maternidade Ticila Balbino. Após entregar tudo processo corre em uma semana e assim que é autorizado você marca a primeira injeção em no máximo 3 dias.
Entreguei tudo relativo a meu caso ontem, agora é esperar.