quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Efeitos do Zoladex..? Uma excelente notícia!!!!

Gente,

Acabo de voltar da consulta com o ginecologista que me diagnosticou, operou e recomedou o uso do Zoladex.

Resultado: estou liberada das injeções!!!

Nem acredito que isso se confirmou tão fácil. Ele não fez nenhum exame, nada. Apenas me pediu que relatasse tudo que senti nos últimos 2 meses e meio com a medicação. Depois de contar das dores de cabeça, enjoos, tonturas, calores, alteração na libido e por último do pânico ele me disse: Ótimo! rsrsrs

Ótimo?!

Pois é : ótimo.

De acordo com ele se eu não sentisse nada iríamos continuar as injeções. Mas, como eu, nas palavras dele "já sabia como era estar na menopausa" podíamos suspender. Falou que o pessoal do sistema de saúde nessa fase já manda a gente com novo formulário dizendo que vamos ter que continuar, mas que na maior parte dos casos que ele atende isso não é preciso.

Sobre o pânico ele me disse: "Nos mais de 1300 casos de mulheres usando Zoladex que já acompanhei você é a segunda paciente que me relata isso, mas saiba que este não é necessariamente um efeito da medicação, isso é provavelmente obra de tudo que você enfrentou nesse período e o Zoladex só potencializou".

Sobre o próximo passo ele aconselhou o Mirena ou um pílula de uso continuo. Como estou considerando engravidar em 2012 para encerra de vez essa história, ele preferiu recomendar a pílula.

Ele mesmo afirmou que não tem experiência com o implante e por isso se esquivou de opinar sobre o metodo.

Pílula ou Mirena, seja como for é um passo a ser dado somente quando minha menstruação voltar, o que só deve acontecer em Janeiro ou Fevereiro.

Tenho consulta com um outro médico no CEPARH - Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana, aquele chefiado pelo Dr Elsimar Coutinho. O médico em questão é a favor do implante como melhor meio para o meu caso. Vou ouvir o que ele tem a dizer e depois posto um combinado sobre os prós e contras de cada método.

Muito, muito, muito mais feliz e leve.

Vida normal, me aguarde que logo logo eu estou voltando!!!!



Ah, esse post merece uma trilha só dele, bjinhos.



Post número 100


Para comemorar, poesia!


"Há cem poéticas para um poema"
Voltaire - pseud. François-Marie Aroute

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Livro do Desassossego

"A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes.
O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos."

Fernando Pessoa

domingo, 21 de novembro de 2010

Musse de Chocolate Branco - Nigella


A aventura culinária continua...

Fã assumida de Nigella, fiz esse mosse no meu aniversário e foi sucesso garantido.
Segue a receita para registar:

Ingredientes

- 250 gr de chocolate branco picado em pedaços pequenos (eu puz uma barra e meia de laka)
- 250 mL de creme de leite fresco (pode fazer com uma caixinha de creme de leite comum, dá certo, só tem um pulo do gato na receita)
- 1 clara de ovo
- 1/4 de colher (chá) de essência de hortelã ou menta (eu usei baunilha por que não achei menta ficou com gosto daquele chandele branco, muuuuito bom)
- Folhas de hortelã para enfeitar


Modo de fazer

Derreta o chocolate em banho maria, ou dê uma voltinha no microondas e misture.
Quando estiver derretido coloque a vasilha sobre uma superfície fria pra esfriar levemente o chocolate.
Na batedeira bata o creme de leite, a clara e a essência até obter picos moles. Aqui vem o pulo do gato, se você não tiver o creme de leite fresco, bata primeiro as claras em neve depois acrescente o creme aos poucos misturando levemente e por último a essência.
Misture um pouco do creme batido ao chocolate derretido. Então misture delicadamente essa mistura de chocolate sobre o restante do creme mexendo até ficar homogêneo.
Divida a mistura em copinhos (rende 6 copinhos de 60 ml).
Coloque na geladeira e na hora de servir decore com as folhas de hortelã.


Segue o videozinho da Deusa:


Galeto do Bom Preço - Não tem Preço!

Tem cerca de 1 mês que o galeto do bom preço entrou na minha vida. E, por que ele chegou para ficar, resolvi dividir com vocês a razão.


Quem mora só ou divide o ap com mais um na mesma idade e condição (de trabalho, tempo e grana), sabe que praticidade é a ordem do dia de segunda a sexta pelo menos. Esse amiginho novo tem tudo o que você precisa para compor com 12 reais 3 refeições super práticas para 2 pessoas!

Minha mãe sempre comprava o galeto em dias de faxina ou cozinha (quando ela fazia vários salgadinhos). Era um jeito fácil de alimentar a família. Ou era o galeto com arroz e batatas ou o macarrão na panela de pressão.

Bom, isso dito.

Lembra que passei setembro e parte de outubro de molho pela casa dela? Bom foi o que bastou para eu relembrar do famigerado galetinho.


Em outubro de volta a minha casa comprei um e fiz em sistema de reaproveitamento fiz três "receitas" com o bichinho que nos renderam o prato principal de dois almoços, um lanche e dois jantares para 2 pessoas cada.

Mágica? Não. simples reaproveitamento.

Ah, antes de mais nada devo dizer que você pode usar qualquer galeto, mas o do bom preço tem realmente um temperozinho especial!

Os almoços são simples: eu como 1/3 de peito e meu namorado coxa, sobrecoxa e asa cada almoço. Eles acompanham arroz, salada de alface tomates e agrião e batatas assadas com salsa ou creme de milho.

O lanche: sanduíche com 1/3 de peito para cada um, pão de sal, maionese, mostarda, alface, tomate e ovo com milho e queijo. Para o último você bate um ovo como se fosse fazer omelete bota para fritar na manteiga, joga o milho, cobre com queijo e tampa. depois é só cortar no meio e colocar um em cada sanduíche.

O jantar: com a carcaça e os pedacinhos de frango que restaram você pode fazer uma canja que rende 4 porções. Segue a receita simples: corte uma batata grande e uma cenoura e um punhado de salsa em pequenos pedacinhos, bote para ferver em uma panela com 3 copos de água e um tablete de caldo de frango. Quando estiver fervendo acrescente uma xícara de arroz que sobrou do almoço e o frango e deixa ferver mais uns 5 minutos. Simples assim, pois o frango já está temperado!

Se você tiver uma receita para o galeto e quiser compartilhar é só postar aqui nos comentários.

Carta para Anônima sobre o Zoladex

Oi Anônima,


Ia fazer deste um comentário lá no Post que você escreveu. Mas achei melhor transformar ele numa carta pública à todas que como você e eu se assustaram com a medicação no primeiro momento.

É bem complicado, eu sei que com o que a gente lê por aí fica bem assustada. Mas vou lhe dizer de coração, não é impossível passar por isso. Não é tão difícil assim. É só aceitar nossa limitação momentanea, pensar para frente e se cercar de gente que nos ama.

Uma tia minha, que tem um marido com problemas de fertilidade, me deu o seguinte depoimento sobre a questão da gravidez.

"Sinto que ele se arrepende de não termos tentado mais (tentaram duas fivs que mexem com os hormônios de um jeito absurdo). Mesmo com os meninos tendo sido criados como filhos dele também (ela tinha dois filhos bem pequenos quando eles casaram), sinto que ele sente falta de ter tido a experiência. Então, tente, tente enquanto você aguentar e quiser. Para não passar a vida pensando no que poderia ter sido." No caso deles ele resolveu parar por que via como ela ficava mal com os hormônios, mas por ela eles tinham continuado...

No nosso caso, vai muito além disso. Tomar o Zoladex é uma questão de saúde. Qual seria a outra solução que você está considerando? Passar por outra cirurgia e remover seus ovários de uma vez, essa é a saída? É preciso reduzir os focos e para isso é preciso cortar a produção dos hormônios. Mas, lembre uma coisa: removendo os ovários você vai sentir os mesmos efeitos do medicamento, só que em definitivo até puder fazer reposição hormonal.

Não fazer as injeções ou injeção é manter as bombas relógios que temos dentro de nós próximas de explodir. E, desse jeito elas podem evoluir mais rápido para novos tumores.

Então, mesmo que você considere a adoção no futuro, como eu também considero, nesse momento você tem que pensar no tratamento para você e acredite: esse é o melhor caminho!

É muito difícil engolir tudo isso, diagnóstico, cirurgia e depois as injeções. Eu bem sei... Mas lhe digo: é possível. E, digo mais, tem um lado bem nisso tudo: você vai mudar sua vida depois disso. Mudamos a forma de pensar sobre nós mesmos, passamos a valorizar mais as pessoas que realmente se importam conosco, mudamos nossas prioridades, aprendemos sobre nossos limites e força. Enfim, praticamente uma novela das 8h rs.

Eu tô levando bem os sintomas. Claro que com os sustos que você já leu aqui. O que eu aconselho é que você não esconda o tratamento de ninguém. Avise inclusive a seus chefes e colegas de trabalho se esse for o caso, para que as pessoas estejam preparadas.

Quanto a dividir o medo. Fique a vontade para passar aqui e conversar. Estarei sempre aberta para trocarmos uma ideia e oferecer um ombro virtual.

Ficarei na torcida para você vencer o medo e se cuidar. Você vai ver, é uma experiência enriquecedora.

Qualquer coisa tô aqui.

Abraços,

Wendy

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Zoladex: Balanço Quinzenal 4

Taí 15 dias bem difíceis!

A título de referência começo a contar esses 15 dias no dia 29 de outubro.

Lá pelo dia 01 de novembro comecei a achar que os calores estavam reduzindo. As ondas estavam ficando cada vez menos frequentes e ao mesmo tempo gradualmente mais suportáveis.
Percebi que me sentia mal sempre que acelerava ou fazia um esforço maior e pude começar a controlar isso.
Comecei a concentrar-me em ajudar meu namorado que passaria por uma grande prova no dia 05 de novembro.

Trabalhávamos juntos noite após noite. E, na véspera da apresentação viramos a madrugada. Ele estava uma pilha, pressão alta, estresse. Fiquei tensa pela saúde dele... Enfim, foi uma noite daquelas. Ficamos sem comer das 19h de quinta às 16h de sexta. Privação de sono e de alimento. Ambos estávamos aos cacos quando tudo terminou.

Fomos dormir às 17h de sexta e ao que me lembre pela primeira vez em muito tempo dormi uma noite inteira sem sofrer com os calores. Acordamos as 8h no sábado e saímos para dar uma volta.

Após muito engarrafamento, tentei parar o carro em uma ladeira do centro histórico. Estacionei como de costume, mas na hora de sair, um medo sem medida tomou conta de mim.

Respirei fundo, tirei o carro, dirigi mais alguns metros. E, finalmente, tive que parar e entregar o carro para ele.
Eu não sabia, mas começava ali a primeira crise de pânico da minha vida.

Pegamos mais engarrafamento, e o medo foi crescendo, uma angústia terrível. Ele não entendia, então discutimos o que só piorou a situação. Tudo o que eu queria era sair do carro, mas ao mesmo tempo tinha pavor de sair.

Ele parou o carro em um estacionamento perto do Dique, uma espécie de parque aqui em SSA. Ia buscar água para mim, mas eu não queria ficar só. Ficamos uns 15 minutos parados e a sensação não passava. Eu chorava compulsivamente como se algo terrível estivesse na eminencia de acontecer.

Ele me convenceu a irmos para casa de minha mãe (que era o ponto seguro e confortável mais próximo dali). Enquanto ele dirigia a sensação que eu tinha é que ia morrer ou queria morrer, sei lá... a verdade é que é terrivelmente indescritível.

Na casa de minha mãe, já deitada, comecei a me acalmar.

Aliviada, passei o resto da manhã tranquila e aproveitamos para fazer uma parada em um shopping antes de voltar para casa. A caminho de casa, enquanto ele corria um pouco com o carro, tive outra crise.

No domingo, pela manhã ao ir ao banheiro notei alterações nas fezes. Um liquido oleoso (aquelas bolhinhas tipo azeite sobre a água) laranja estava por todo o vaso. Ligue para um médico que me informou que era apenas bílis. Mas não adiantou, logo após o telefonema desatei a chorar e começar outra crise novamente.

Quando voltei a mim já estava mais do que decidida a procurar um psiquiatra. Eu não ia passar o resto do tratamento desse jeito. Ah, isso de jeito nenhum!

Peguei indicação de um compadre piscólogo e consegui um horário com um psiquiatra/psicólogo renomado já na terça seguinte.

A consulta foi uma história a parte. Mas o importante é dizer, como ele me alertou, que ainda que o pânico não estivesse entre os efeitos colaterais possíveis do zoladex, era mais que compreenssível que eu desenvolvesse tal estado. Segundo ele, todas as minhas armas para reduzir a ansiedade: exercício físico, meu relacionamento a dois, minha família, um drinque socialmente, a capacidade de estar bem para sair sozinha, tudo foi de uma forma ou de outra podado nesse momento. Logo, mesmo que não fosse obra da medicação ela com certeza estava pontencializando meu estado nesse período delicado para mim.

Saí de lá com uma receita de Rivotril sublingual 0,25mg. Para mim não foi muita novidade por que conheço muita gente que faz uso desse medicamento. A grande novidade foi o preço: 30 comprimido custam só R$4,30. Finalmente uma medicação barata, rs!

Do psiquiatra fui direto tomar a terceira injeção. Logo quando entrei a enfermeira perguntou como eu estava, se estava me sentido deprimida e explicou que quando as meninas vem tomar a terceira dose esse é geralmente o sintoma que elas apresentam.

Ainda bem não deprimi!
Estou "apenas", nas palavras do psiquiatra, sob um "estado de ansiedade intenso".

A enfermeira ainda falou para eu me cuidar pois, assim como disse a primeira que me aplicou a injeção, no meu caso geralmente são seis doses. Como já tinha me acostumado com essa possibilidade não me abalei. Tomei minha injeção e fui jantar com minha mãe e avó.

Na quarta feira, dia 10, era a missa de 1 mês de falecimento de meu avô. Pela manhã enquanto ia resolvendo o cardápio do almoço, roupa para a missa e etc... senti outra crise vindo. Logo meu namorado sugeriu o comprido. Não tardou 10 minutos, estava bem novamente.

O Rivotril agora fica na bolsa. Mas, graças a Deus nenhuma outra crise nos últimos dias.

Pretendo continuar a terapia pelo menos enquanto durar o tratamento. Devemos reconhecer que precisamos de ajuda, não é mesmo?

No meio dessa loucura toda marquei consulta com os dois ginecologistas. O que me operou e o outro que é do Centro de Reprodução Humana aqui da Bahia.
Fiquei com medo de que eles quisessem pedir exames e não desse tempo de fazer e abrir processo para mais 3 injeções pelo Estado. Então liguei para meu médico para saber qual seria o procedimento dele.

Para o meu espanto, por telefone ele me disse: Não vamos fazer mais injeções vamos apenas colocar o Mirena. E, não adianta marcar consulta agora, pois seus órgãos estão atrofiados pelo uso do Zoladex. Nos vemos no fim do mês.

Como eu não quero o Mirena mas sim um implante, mantive a consulta com o outro médico e desmarquei com ele. Prometo que ainda essa semana conto o por que da minha negativa em colocar o tal diuzinho.

Ps: A pedido de Fernanda, quero acrescentar que, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, é possível ficar bem e sair feliz em um tratamento como esse. Acho que a chave para minha serenidade e visão positiva sobre tudo que estou passando é que sempre estou afirmando para mim que esse é apenas o efeito de um medicamento, é algo passageiro. A doença, assim como a saúde não me define como pessoa. Eu sou muito mais que isso! E é por ser muito mais que não vou deixar que isso me vença, ainda que momentaneamente.

Ê post grande.... rsrsrs

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

29 anos!!!!

É isso aí, não dá para fugir.
Hoje fiz 29 anos!

Tudo que posso pensar no momento é em agradecer pela vida, pelo amor, pela amizade e por que não, pela saúde!

E para celebrar?

1- Café da manhã em familia num hotel,
2- Jantar com namorado,
3- Lanchinho e jogos em casa com os amigos no sábado,
4- Jantar cm meus pais semana que vem.
5- Uma semana inteira de férias que termina com um belo feriado.

Parece muito?

A verdade é que não ia fazer nada, mas fui convencida que para espantar qualquer ponta de possível tristeza, deveria comemorar. Como sou do tipo que gosta de aproveitar ao máximo cada coisa, prefiro dividir meus grupinhos. Assim ao invés de grandes festas em que quase não nos falamos, temos pequenos e maravilhosos encontros. Feliz dia 12 para todos!




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Sooner or later we all quote our mothers"


Essa citação de Bernard Arthur Owen Williams, filosofo inglês falecido em 2003, ficará aqui como uma homenagem à todas as referências que já fiz aos ensiamentos de minha mãe e a todas aquelas que ainda farei!

Para quem não lê em inglês segue a tradução:

Cedo ou tarde todos nós citamos (como em fazer referência, citação, usar mesma frase) nossas mães.

Inversão de valores

Uma vez quando estava assustada com o preço da consulta da sexta ginecologista que procurei em 2005, minha mãe me disse: "Você às vezes gasta esse dinheiro em um vestido de festa para ir num casamento, ou numa viagem de fim de semana, então, por que não gastar com sua saúde?"

Mamãe, sempre citada nesse blog, mais uma vez tem razão.

Às vezes invertendo os valores, invertemos também o quanto gastamos em dinheiro cada área de nossas vidas.

Pare e pense um pouco: Um celular de 600 reais tem mais valor que uma bateria de exames + consulta com o melhor especialista no caso que pode determinar sua saúde para o resto da vida? Seus gastos com lanches e restaurantes são mais importantes que pagar um plano de saúde que lhe conforte e ampare naquela hora mais difícil?

Em certas ocasiões tomamos um susto com o preço de uma consulta. Quando isso acontecer ponha seus valeres gastos na balança, você pode se surpreender com o fato de ter se chocado com o preço em primeiro lugar...

A grande verdade é que não se gasta, nem com educação nem com saúde, tudo que se faz em ambas as áreas é puro investimento.

Pense duas vezes, e gaste ou invista com sabedoria!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Mundo Anda Tão Complicado

Seria impossível ter sobrevivido à Outubro sem a mudança de meu namorado aqui para casa.

Após completar 2 meses de operada resolvi que era hora de voltar para minha casa. Mas, realmente não poderia ficar só por tudo que já expus no tópico Outubro. Ele veio como forma de nos ajudarmos, pois também não está num momento bom. E o que vivemos foi o casamento mais perfeito destes quase 13 anos em que estamos juntos.

Para ele fica a música que ouvi no rádio esses dias. Não fosse o fato da casa estar montada essa bem poderia ser a transcrição desse último mês.


Te amo meu Amor!



O Mundo Anda Tão Complicado

Gosto de ver você dormir
Que nem criança com a boca aberta
O telefone chega sexta-feira
Aperto o passo por causa da garoa
Me empresta um par de meias
A gente chega na sessão das dez
Hoje eu acordo ao meio-dia
Amanhã é a sua vez

Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você.

Temos que consertar o despertador
E separar todas as ferramentas
Que a mudança grande chegou
Com o fogão e a geladeira e a televisão
Não precisamos dormir no chão
Até que é bom, mas a cama chegou na terça
E na quinta chegou o som

Sempre faço mil coisas ao mesmo tempo
E até que é fácil acostumar-se com meu jeito
Agora que temos nossa casa
é a chave que sempre esqueço

Vamos chamar nossos amigos
A gente faz uma feijoada
Esquece um pouco do trabalho
E fica de bate-papo
Temos a semana inteira pela frente
Você me conta como foi seu dia
E a gente diz um pro outro:
- Estou com sono, vamos dormir!

Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você

Quero ouvir uma canção de amor
Que fale da minha situação
De quem deixou a segurança de seu mundo


Por amor

Legião Urbana
Composição: Renato Russo







Outubro....

Faz um tempo fiz um post sobre o inferno astral.
Hoje, entrando aqui percebi que postei apenas 7 tópicos esse mês em contra partida com a média de 20 que andava fazendo.

Outubro sempre é meio introvertido para mim mesmo.

E esse foi ainda mais delicado: todo o processo que levou ao falecimento de meu avô (gente é tão duro escrever com todas as letras pois ainda sinto ele aqui), a segunda parte de o meu tratamento, os problemas nada fácies que namorado vem enfrentando e a finalização dos projetos anuais sobre os quais sou responsável na empresa. Tudo de uma só vez...

Foi muita coisa junta, mas a verdade é que me surpreendi comigo.
Não desmoronei, não cansei, não desanimei ou lamentei nada.
Mesmo com meu avó, que se foi tão rápido, o que ficou foi uma deliciosa saudade e a sensação de que ele viveu connosco tudo o que ele deveria ter vivido.

Outubro...
Mesmo tendo sido sensato dessa vez, é bom que já tenha passado.



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Zoladex: Balanço Quinzenal 3

Ok, esse post está atrazadissímo!!!
Estamos quase na data do 4 balanço...

Mas vamos fazer um retrospecto pelos dias que seguiram de 13 à 28 de outubro.

Meninas, o que dizer?
Muito, muito, muito calor mesmo.
A segunda quinzena foi toda sobre isso.

As ondas de calor (daquela do segundo tipo) começaram a ficar cada vez mais frequentes, cerca de 12 por dia. Agora mesmo enquanto escrevo estou sentindo uma, pode?

Os enjoos diminuíram, as tonturas vem às vezes, mas sempre por conta do calor ou quando como demais.

Mas o calor... O calor é tanto que nesses quinze dias não tive uma noite de sono interrupto. Sempre acordava no meio da noite agoniada e suada.

O ventilador coitado, não tem dado jeito. E com tudo isso acontecendo resolvi finalmente comprar um split. Evitei muito tempo essa ideia por não gostar de ar condicionado nem gostar de conta de luz alta, rsrsrs. Mas não tem jeito. Tive de dar o braço a torcer e essa semana comecei a procura pelo ar.


Balanço geral:

1- Poucos enjoos matinais;
2- 2 dias de dor de cabeça absurdamente intensa;
3- Nada de sangramentos, graças a Deus!
4- Tonturas que acompanham os calores o a alimentação;
5- Calores, muitos calores!

Bom, é isso, vou deixar o PC aqui e correr para o banho...