terça-feira, 28 de setembro de 2010

Zoladex: Balanço Quinzenal 1

Pode ser que eu esteja falando cedo de mais, mas depois de 15 dias de Zoladex não vi motivo para ter tomado aquele susto com o medicamento.

Listo aqui os efeitos que acho podem estar ligados ao uso do Zoladex:

1- 4 enjoos matinais;
2- 3 dias de hipersensilbilidade, estava chorando por nada. Porém nesse caso conta também o período que eu minha família estamos passando com a internação de meu avô;
3- 2 dias de dor de cabeça intensa;
4- Sangramento similar a menstruação de uma adolescente durante 4 dias.

Até o presente momento nenhuma diminuição na libido ou aumento de peso. Nada de calores também. Ou seja, tudo sob controle.

Ao que parece, a droga não é tão assustadora assim. Tudo o que você precisa é estar preparada e saber separar o que é seu emocional fragilizado pela doença do que é de fato efeito da dança dos seus hormônios.

Em todo caso fui ao nutricionista semana passada e já estou com uma dieta e recomendações em mãos. O telefone de uma psicóloga continua a mão. Mas, até agora estou me virando muito bem. Daqui a 15 dias dou outras notícias.

Moda é grego para mim: Surpresas e Auto Estima

Certas coisas são mesmo incríveis...
Depois de passar a madrugada + a manhã trabalhando em Homeoffice, almoçar correndo, por o primeiro casaco sobre seu vestido de ficar em casa e ir para o hospital passar a tarde com seu avô que está aos poucos dando sinais de recuperação de um quadro que já dura 20 dias; você segue correndo para o shopping para comprar uma almofada que o deixará mais confortável e é abordada por duas consultoras de moda que, nas palavras delas gostaram, muito do seu look e querem registrá-lo em foto para promoção da Ipanema (aquela sandália da Grendene).

Ficou sem fôlego com o paragrafo acima? Pois é. Eu também estava quando fui pega de surpresa por essas duas meninas e uma fotógrafa. Tudo que eu pensava era que tinha que voltar correndo para o hospital. Mas, as duas disseram que só ia tomar 2 minutos para eu assinar a liberação da imagem e tirar uma foto e com isso eu ganharia um par de sandálias e quem sabe mais 3 pares se ganhasse o concurso. São 75 looks selecionados por dia (meu caso) durante 4 dias. Os 10 mais de cada dia ganham mais 3 pares e o grande vencedor, o melhor dos 4 dias, ganha 6 pares.

Fala sério!!!!!

A pessoa aqui, esmulambada, com 4 dedos de cabelo branco e buço, sobrancelha e pernas cabeludas (não vou ao salão faz mais de 1 mês e meio por conta da cirurgia), e ainda tem gente que olha e diz: poxa gostei da sua "produção" você pode ser referência.

Abençoadas sejam as pessoas doidas desse mundo, rs! Se não fossem elas não teríamos esses momentos UP na auto estima!

Olha a foto do Par que ganhei aí do lado veio numa sacola muito linda. E se você está se perguntando se eu tenho esperança de ganhar pelo menos mais 3... Acho que você não entendeu muito bem o termo ESMULAMBADA, né? rs

domingo, 26 de setembro de 2010

Livro do Desassossego



"A vida prejudica a expressão da vida. Se eu vivesse um grande amor nunca o poderia contar."

Fernando Pessoa

Mudança de Tempo, mudança de perspectiva...

Ontem estava a assistindo TV com minha mãe. Assim, para passar o tempo...

Em um dos canais passava "Antes do Amanhecer" (Before the sunrise de 1995). Deixei rodando e não pude evitar as lembranças que aquele filme evocavam. Eu tinha 14 anos quando o assisti pela primeira vez, e durante muito tempo (quase toda a adolescência) o filme se tornou minha referência em termos de romantismo.

Para quem não conhece, é a história de um casal que se conhece um trem para Viena. Ele a convence a saltar na cidade em vez de seguir viagem. Durante o dia e a noite eles
conversam sobre suas vidas, se apaixonam e... Bom não vou contar o final.

Quando "Antes do Por do Sol" (Berfe the sunset, 2004) foi lançado corri para ver. Ele se passa 9 anos depois com o mesmo casal, só que dessa vez em Paris.

Assisti o filme no cinema. Fiquei apaixonada!!! Saí da sala e corri para a locadora para rever o de 95.

Lá estava eu, com um dos filmes mais importantes da minha adolescência e... Tudo parecia tão cliché...

O fato é que eu tinha crescido e minha noção de amor não era mais tão inocente e idealizada. Nesses nove anos, os personagens também cresceram. E assim, o cinismo, o realismo e os problemas enfrentados por Celine e Jessie em 2004 faziam muito mais sentido para mim naquele momento.

Antes do Por Sol é mesmo uma pérola sobre o amor aos trinta anos. Mas para não dizer que eu me perdi completamente da garotinha que fui anos atrás, fica aí uma cena de Antes do Amanhecer, em que Jesse cita um poema sobre o tempo e o amor:





Traduzindo:

Jessie: "Anos correrão como coelhos".
Celine: O que?
Jessie: Nada... Eu tenho essa gravação de Dylan Thomas lendo um poema de WH Auden. Ele tem uma grande voz... É como... "Todos os relógios da cidade / Zumbem e badalam: /"Oh, não deixe que o tempo o engane, / Não conquistarás o Tempo. // Na dor e na inquietação / Lentamente a vida escapa, / E o tempo terá sua recompensa / a-gora ou a-manhã" Algo assim
.

O Poema "As I walked out on evening" na integra você acha aqui.

Amigos são como Vinho

É certo que muitos vinhos que já tive na adega avinagraram com o tempo.

Uns ficaram mal acondicionaldos ou sofreram mais com as mudanças de temperatura e luz. Ou mesmo, ainda que muito bem tratados, depois de alguns anos, quando aquela ocasião surgiu para abri-los se revelaram azedos e amargos.

Mas, um bom vinho raramente reserva esse tipo de surpresa. Por vezes mesmo que as condições para guardá-los não sejam as melhores eles estão sempre perfeitos para abrir e nos oferecer a melhor noite de nossas vidas...

Outros, ainda, melhoram tanto com o tempo que surpreendem quando é chegada a hora prova.

Amigos são mesmo como o vinho. Mas não só pela sua conservação e pelas surpresas que lhe reservam.

Uma noite com amigos é capaz de lhe embriagar de uma felicidade fácil e sem culpa. Relaxar seu corpo, sua mente. Saborizar seu dia e tudo o que tem vivido. Claro que é quase certo que no outro dia você acordará com aquela ressaca em que a cabeça vai a mil pois todos os problemas lhe voltam de uma só vez.

Mas vale a pena!

Às vezes tudo que precisamos é relaxar e não há nada melhor que um bom vinho para isso. Ou seria um bom amigo?

Lembre-se apenas que ainda na metáfora, há de se ter vinhos para cada ocasião. Então, se você quer uma noite perfeita, não tente misturar a leveza festiva de um vinho branco com o denso e sombrio peso de uma carne vermelha.

Obrigada aos meus amigos Rosé que fizeram de ontem uma noite maravilhosa...


PS: Para que não bebe, vinhos Rosé são aqueles que acompanham bem aqueles pratos em que o branco seria muito leve e um tinto mascararia demais o sabor da refeição.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Viver é uma dádiva, tristeza é desperdicío...


Nós pedimos a Deus que nos perdoe nossos maus pensamentos e nosso mau temperamento, mas raramente, ou mesmo nunca, pedimos que nos perdoe por nossa tristeza.

R. W. Dale (filósofo e pastor inglês)

Livro do Desassossego

Minha alma está hoje triste até ao corpo. Todo eu me dôo, memória, olhos e braços. Há como que um reumatismo em tudo quanto sou. Não me influi no ser a clareza límpida do dia, céu de grande azul puro, maré alta parada de luz difusa. Não me abranda nada o leve sopro fresco, ou tonai como se o estilo não esquecesse, com que o ar tem personalidade. Nada me é nada. Estou triste, mas não com uma tristeza definida, nem sequer com uma tristeza indefinida. Estou triste ali fora, na rua juncada de caixotes.

Fernando Pessoa

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

House X Endometriose

Logo quando meu médico sentou comigo para explicar a Endometriose e falar que em algumas vezes ela chegava a aparecer em pulmões e outros órgãos, casos que só poderiam ser explicados pelo transito das células do endometrio pela corrente sanguínea, lembrei de um episódio da série House que tinha visto meses atrás.

Queria rever, mas o problema é que não lembrava o nome, o número do episódio nem sequer de qual temporada tinha sido.

Hoje, assim sem fazer nada, liguei a TV de meus pais e no Universal Chanel estava passado o episódio: The Greater Good (5a. temporada). Justo o tal.

Bom, na época que vi não sabia o que era a doença, mas hoje, com o mínimo de conhecimento tenho muito a questionar sobre o caso apresentado.

Resumindo o caso:
A paciente é uma médica que teve um mioma operado a 7 meses e vem para o hospital, com fortes dores e dificuldade para respirar. Durante o episódio o quadro vai se agravando, ela começa a sangrar pela cavidade abdominal, encontram tumores na coluna e no pericárdio (músculo que reveste o coração). House fica perplexo com o fato de que tais tumores não estavam na tomografia de dois dias antes... A paciente sofre uma parada cardíaca pois o sangue está pressionando o pericárdio então Kutner (um dos médicos) insere uma agulha no peito para aliviar a pressão, é quando ela começa a sangrar pelos olhos, nariz e ouvidos. Em uma das epifanias típicas de House ele à diagnostica de Endometriose e como tratamento recomenda apenas a remoção dos tumores.

Questões:


  1. Meu endomentrioma cresceu rápido... Mas endometriomas que crescem tanto para serem detectados em uma diferença de dois dias foram demais para mim. Em um quadro tão grave assim eles teriam aparecido no primeiro exame, não?

  2. Caramba! Quadro gravíssimo de Endometriose e basta apenas fazer algumas laparoscopias? Aí se fosse assim... Hein meninas?

Fora esses pequenos absurdos comuns numa série de medicina para TV vale a pena assistir. Eu pelo menos não deixo de ser menos fã do seriado que, agora em Outubro, estreia sua sétima temporada no Brasil.

domingo, 19 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Salário de americanas de até 30 anos é maior que de homens

Não que eu seja uma daquelas meninas rancorosas pelos supapos que levamos na suposta guerra dos sexos... Mas, já tava na hora disso começar a acontecer, não é?

Segue na integra a materia que foi ao ar no site da Exame:

Salário de americanas de até 30 anos é maior que de homens

Em cidades como Atlanta, profissionais solteiras e sem filhos podem receber até 21% mais do que homens com mesmo perfil

Talita Abrantes, de EXAME.com
03/09/2010 17:58

Alta qualificação coloca mulheres no topo de melhores salários

São Paulo - A remuneração oferecida para mulheres americanas com idade entre 22 e 30 anos, finalmente, ultrapassou o salário oferecido para homens com o mesmo perfil. É o que indica pesquisa da Reach Advisors, divulgada pela Revista Time.

De acordo com o estudo, em 2008, profissionais nesta faixa etária, solteiras e sem filhos têm uma renda 8% maior que a de homens com o mesmo perfil. A média foi obtida a partir de um estudo da remuneração oferecida em 147 cidades americanas.

Essa já era uma tendência para as grandes cidades. No entanto, a pesquisa mostra que, pela primeira vez, as mulheres jovens estão recebendo mais também nas pequenas cidades.

Atlanta, na Geórgia, foi a cidade onde a diferença salarial ficou mais nítida. Lá, as mulheres recebem uma remuneração anual 21% maior que a dos homens. Em Nova York, o salário delas é 17% maior.

Entre outros fatores, essa revolução na tendência dos salários femininos está ligada ao fato de que, nos Estados Unidos, as mulheres estão estudando mais do que os homens.

De acordo com o Census Bureau, 35% das americanas de 25 a 29 anos já concluíram a graduação. Enquanto, apenas 27% dos americanos detém este título.

Para completar, a pesquisa mostra que 9% das jovens americanas têm um título de pós-graduação. Dos homens, apenas 6% continuaram os estudos após a faculdade.

Livro do Desassossego


"Os Deuses, se são justos em sua injustiça, nos conservem os sonhos ainda quando sejam impossíveis, e nos dêem bons sonhos, ainda que sejam baixos. Hoje, que não sou velho ainda, posso sonhar com ilhas do Sul e com índias impossíveis; amanhã talvez me seja dado pelos mesmos Deuses, o sonho de ser dono de uma tabacaria pequena, ou reformado numa casa dos arredores. Qualquer dos sonhos é o mesmo sonho, porque são todos sonhos. Mudem-me os Deuses os sonhos, mas não o dom de sonhar."

Fernando Pessoa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Zoladex!!!! Agora é pra valer


Sexta feira, dia 10 de Setembro, liguei para a maternidade responsável pelo processo para que eu conseguisse a medicação pelo programa do governo. Foi só dar o meu primeiro nome e a enfermeira disse: Ah, já sei quem você é, estou com seu caso aqui. Está aprovado!

Ela me pediu que ligasse assim que menstruasse para agendar a aplicação. A menstruação nesse caso é uma medida de segurança (ter certeza que você não está grávida), e uma forma de começar antes do inicio do novo ciclo.

Resultado: a Menstruação amiga desceu no dia seguinte!
Liguei na segunda e hoje dia 14 fui tomar minha injeção.

Eis algumas coisas que não vi na Internet e só descobri hoje com a enfermeira:

- Apesar de não haver nenhuma interação medicamentosa (você pode tomar seus remédios sem problemas) elas recomendam nada de álcool. Se for tomar faça depois dos primeiros 20 dias no caso da dose de 3,6mg.

- Nada de massagem na barriga. A medicação é bem grossa, por isso tem aquela seringa com uma agulha tão grossa e com mola no lugar do embolo (tipo a que se aplica em gado, sabe?). O medicamento é grosso para ficar grudadinho, todo junto, na sua barriga e ir liberando aos poucos. Uma massagem poderia fazer com que você recebesse um dose grande de uma vez só. Nessa mesma linha, comentei sobre minha prática de dança do ventre... E, o que ouvi foi: suspenda enquanto você faz o tratamento, é um pequeno sacrifício mas que poderá significar muito para você.

- Não doí tanto quanto parece. A pressão é tanta que o medicamento entra tão rápido e você nem sente.

Já tomei há cerca de 8h. Até agora não senti nada. Nem dor de cabeça, nem náusea, nem dor no local da aplicação (em caso de dor no local elas recomendam gelo, nada de massagem).

Estou superbem, só um pouco triste com a ausência prolongada forçada da Dança...

Sexta já estou com nutricionista marcada. Agora, mais do que antes, esse será um passo importantíssimo, já que não vou poder me exercitar como estava acostumada.

Ps: Pensei em colocar a bula do Zoladex aqui no Blog, mas você pode achar no link:
http://www.bulas.med.br/p/zoladex+3+6+mg+e+zoladex+la+10+8+mg-4718.html

Pps: Pensei em falar sobre os efeitos mais recorrentes e um plano de ação para neutralizá-los, mas para isso você pode passar no blog das endoamigas de São Paulo no tópico: Convivendo com o Zoladex I e II. Segue o link:
http://eutenhoendometriose.blogspot.com/2010/05/escrevi-este-texto-apos-descobrir-que.html

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Feliz (Des)Aniversário Alice


Já estou devendo esta carta de aniversário a Alice há tanto tempo (ela aniversariou dia 04.09.10) que a esta altura ela já virou uma carta de desaniversário!

Para tal escrita, poderia até tentar oferecer umas palavras gentis e encorajadoras, quase conselhos, para essa nova fase, mas se lembro bem de uma passagem com a Duquesa pelo País das Maravilhas, tal dádiva não é assim tão bem vista pela nossa amiga...

"Dou-lhe de presente tudo que já falei até agora."

"Um tipo de presente bem barato!" Pensou Alice. "Fico feliz que as pessoas não costumem dar presentes de aniversário como estes." Mas ela não se aventurou a dizer isso em voz alta.

A verdade é que palavras por si só podem soar realmente vazias, não?

Por isso, nesse caso, minha amiga, ofereço a você toda a minha lealdade, amor e respeito. Sentimentos cultivei por ti dia após dia durante esses quase 30 anos.

Para "pegá-los" você já sabe: é só mandar um e-mail, sinal de fumaça, skype, AOL, celular, carta, telefone, pombo correio... E, caso prefira esperar, lhe entrego ao vivo em um desaniversário feliz no qual possamos estar reunidas sobre o céu de uma mesma cidade novamente.

Até lá, um grande beijo da moça que te ama muito!


Ps: Não é mesmo uma coincidência que justo hoje que é seu desaniversário seja meu desaniversário também? rs, rs, rs...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Desejo X ou & Relacionamento

Oscar Wilde já dizia: "Um homem pode viver feliz com qualquer mulher, desde que não a ame."

Isso soaria bem agressivo, não fosse pelo fato de que, já perto dos trinta, passa a ser uma verdade completamente possível.

Se você já experimentou as diferenças entre dividir sua vida ou mesmo seu apartamento com uma amiga ou com um namorado ou marido, você irá concordar, pelo menos em parte, com o que eu digo.

É muito mais fácil administrar um relacionamento sem desejo que um em que esse componente esteja envolvido. É muito mais simples lidar com a amizade que com o amante.

A amizade não cobra beleza e disposição, não divide seus momentos mais íntimos, não confunde você com parte dela mesma.

O amor cobra desejo, invade sua vida, exige partilha e sacrifício, mistura o seu e o dele em um emaranhado que inevitavelmente irá danificar a ambos ao separar os laços e os nós.

Então por que amar com desejo? Por que escolher o complicado à opção de uma vida tranquila e feliz?

Precisa mesmo dizer?
Por que feliz ou infelizmente é no complexo e difícil enlace do desejo e do amor que nos sentimos brevemente completos e entorpecidamente extasiados.

Boa sorte com a escolha, só não diga que não foi avisado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Saúde e Paz pois o resto a gente corre atrás

Hoje percebi que o que eu temia está acontecendo.

De repente, não mais que de repente este blog está se tornando um espaço para falar de saúde, mais especificamente da minha saúde...

Nos marcadores, o Tópico Saúde aos Trinta já supera os demais... Policiei-me tanto para que isso não acontecesse, mas aconteceu.

Olhando para os fatídicos marcadores uma coisa me ocorreu: o brinde que sempre fazemos no reveillon - "Saúde e Paz pois o resto a gente corre atrás". A verdade é essa mesmo... Enquanto esses dois assuntos estão mal resolvidos eles serão sem dúvidas as maiores preocupações da sua vida.

Assim sendo, este é um post para me desculpar por desvirtuar o tema deste blog por um tempo, mas ao mesmo tempo é um post para racionalizar e me permitir essa desvirtualização.

Obrigado pela compreensão dos sensibilizados e pra quem não gostou... É melhor esperar mais uns 6 seis meses. Até lá Saúde estará no trend topics do Trin... Trin... Trinta!

Doe Palavras

Já tem um tempão que quero postar sobre isso, mas sempre tem algo no caminho....

Esse é o título de um lindo projeto que fiquei conhecendo há dois meses atrás.

O Doe Palavras é uma iniciativa do Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que atende centenas de pacientes com câncer. Para doar é fácil, grátis, rápido, indolor e todos podem participar.

O movimento é simples.

Você acessa o site do projeto http://www.doepalavras.com.br/, escreve uma mensagem curta (poucas palavras como no twitter ou no celular), clica em enviar e sua frase aparecerá automaticamente no telão da sala onde os pacientes estão recebendo o tratamento quimioterapia.



Maravilhoso, não?

É um gesto simples que tomará um minuto apenas do seu dia (no meu caso está no favoritos, toda vez que ligo o PC de manhã mando algo) e estará ajudando milhares de pessoas que precisam de uma mensagem positiva que pode aos poucos insufla-los com otimismo nesse momento tão difícil de suas vidas.

No youtube você pode ver uma reportagem sobre o projeto.
http://www.youtube.com/watch?v=4lzx6Gr8QRQ&feature=related

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A saga do Zoladex ou Goserelina - Custa caro ter Endomentriose

A maior parte das meninas com endometriose deverá passar por esse tratamento em algum momento.


Esse é o medicamento que tomamos para frear a doença por completo provocando uma menopausa drástica. Algumas de nós iremos tomar depois da laparoscopia para tentar reduzir um pouco o tamanho dos focos que sobraram (sim em casos como meu sobram centenas) e suspender a progressão da doença. Outras irão tomar antes da laparoscopia, para reduzir o tamanho dos tumores e facilitar a cirurgia.

Eu estou no primeiro grupo. E o meu tratamento com a medicação deve começar lá pelo dia 13 de Setembro.

Então por que adiantar esse tópico?

Bom, vamos lá.

O tratamento pode durar de três até seis meses. Em geral, no segundo mês somos reavaliadas para saber se continuaremos com a medicação pelos 6 meses e se teremos necessidade de nova laparoscopia a curto prazo.

O que acontece é que após 6 meses de uso de o Zoladex ou Goserelina de 3,6 mg (é a mesma droga apenas com nome diferente) além dos sintomas todos de menopausa começamos a ter perda óssea e desenvolver osteoporose. Então passado os seis meses, não importa com tenha ficado você provavelmente mudará de tratamento. Seja ele: uma indicação de nova cirurgia, controlador hormonal ou gravidez (sim gravidez é tratamento para endometriose, pena que é o mais difícil de fazer em todos o sentidos, natural, social...)

Então vamos as contas.
Se você precisa desse tratamento você sabe do que estou falando.
Cada injeção de Zoladex ou Goserelina 3,6 mg custa em média 700 reais, a dose única de 10,8 que vale por 3 meses custa o tripulo, ou seja tem o preço equivalente.

Vamos que você precise dos 6 meses de tratamento: 6 X 700 = 4.200
Depois faça como eu que vai colocar o implante de 1 ano = 1.200 em média
E um ano depois dê a sorte de engravidar na primeira FIV (fertilização in vitro) = cada uma custa em média 13.000
Total, na melhor das hipóteses: 18.200,00

É muuuuuito dinheiro. Custa muito caro ter endometriose, rs (só rindo mesmo).

E olha que eu não tô contando os exames e consultas que passam a ser feitos a cada 3 meses por que já tinha plano de saúde, mas e quem não tem?

Fato é que há uma boa noticia nisso tudo.

As injeções de Zoladex ou Goserelina podem ser patrocinadas pelo governo em um programa de medicação de alto custo.

Tem uma bela burocracia pela frente, mas é possível.

Você tem que se cadastrar na entidade que representa o governo do seu estado responsável por esse tipo de processo, pegar os formulários, levar para seu médico preencher, anexa os exames, fazer um cartão do SUS, entregar os formulários e documentos e aguardar avaliação.

Aqui em Salvador quem faz isso é a Maternidade Ticila Balbino. Após entregar tudo processo corre em uma semana e assim que é autorizado você marca a primeira injeção em no máximo 3 dias.

Entreguei tudo relativo a meu caso ontem, agora é esperar.